Correio Popular Notícia




Bancários ji-paranaenses aderem à greve

Data da notícia: 20/09/2013
Foto:

(Josias Brito) Apesar dos bancários terem deflagrado greve, por tempo indeterminado, ontem (19), muitas pessoas que não sabiam da paralisação foram às agências em Ji-Paraná em busca de atendimento. Com a mobilização, as entradas das agências foram adesivadas com o anúncio de greve e os funcionários ficaram do lado de fora informando aos correntistas que grande parte dos serviços internos estão suspensos.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130920-151.jpg[/IMG] Assim, quem precisou fazer alguma transação bancária teve que recorrer aos caixas eletrônicos disponíveis na área de autoatendimento. Este foi o caso do comerciante João Alves da Silva. "De um lado as contas para pagar, do outro, os bancos dificultam os pagamentos. A situação só piora. Não consegui resolver nada do que eu tinha pendente para fazer ontem", reclamou.
Segundo o Sindicato dos Bancários de Rondônia, há duas semanas foi oferecida uma proposta de reajuste salarial de 6,1 %, mas o acordo não foi aceito. A paralisação foi aprovada em assembleia realizada na última quinta (12). Entre as reivindicações da classe está o reajuste salarial de 11,93%, que corresponde a 5% de ganho real somados à inflação, e participação nos Lucros e Resultados (PLR) de três salários mínimos, mais R$ 5.553,15.
Para o funcionário público Marcos Antônio Almeida, que foi surpreendido pela notícia ao chegar em uma das agências bancárias no centro da cidade, o movimento de greve não poderia prejudicar a população. "Muitas pessoas não ficaram sabendo da greve e acabaram indo ao banco. Que eles façam a mobilização para lutar pelos seus direitos, mas que também olhem pelo povo", reclama.
O Gerente Geral da Caixa Econômica Federal em Ji-Paraná, Cícero, disse que o comando da categoria não aceitou a proposta e por isso houve a greve geral. ?Acreditamos que esta manifestação possa fortalecer o movimento e os bancos se prontificarem a tomarem uma decisão favorável além de outras propostas que irão beneficiar a categoria. Esperamos que esta paralisação não se alastre por muito tempo?, enfatizou.
Segundo o gerente, a população pode ficar tranquila, pois os atendimentos da parte eletrônica da Caixa Econômica Federal serão mantidos, além das lotéricas que estarão abertas para atender a comunidade. Ele destacou ainda que os atendimentos essenciais que não poderão ser adiados, também serão mantidos em funcionamento pelo banco. ?Pedimos apoio a população, pois é importante que a comunidade entenda o real motivo da greve, pois é um movimento da categoria e ela deve ser respeitada. É o momento de brigar e exigir nossos direitos, pois mesmo sendo gerente, também sou bancário e filiado a federação e ao sindicato estadual e como funcionário, temos deveres e direitos?, concluiu.

CANAIS DE ATENDIMENTOS ? Mesmo com a paralisação bancária, o consumidor tem à sua disposição os canais de atendimento remoto, composto por postos de atendimento e pela rede de correspondentes como casas lotéricas, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.
Além disso, as contas que estiverem dentro do prazo de vencimento podem ser pagas por meio das centrais telefônicas dos bancos. Os clientes podem contar, ainda, com os serviços de débito automático oferecidos pelas concessionárias em parceria com a Febraban, para pagamentos de contas de consumo (água, luz e telefone, por exemplo), além de realizar transações por meio do internet banking, telefone e mobile banking (operações por meio do telefone celular).
Todos os canais citados devem funcionar normalmente, assim como os serviços de compensação de cheques, transferência de recursos via DOC (Documento de Ordem de Crédito) ou TED (Transferência Eletrônica Disponível), bem como o recolhimento de depósitos e pagamentos nos caixas eletrônicos e o abastecimento de numerário desses equipamentos.

Fonte:






Noticia vista 1919 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.